Pernas Panturrilha
- O que é o chamado “culote”? Como pode ser corrigido?
Trata-se da deformidade provocada pelo acúmulo localizado de gordura na parte superior e lateral das coxas (região trocanteriana ou articulação coxo-femoral) lembrando o formato de calças de montaria. Este efeito pode ser corrigido pela lipoaspiração. Em casos graves a operação de dermolipectomia trocanteriana (retirada de pele mais gordura) pode ser indicada.
- Como ficam as cicatrizes?
Nos casos de lipoaspiração trocanteriana as cicatrizes são puntiformes e bem camufladas. Nos casos graves a cicatriz final será relativamente evidente. Será localizada na região do quadril até o início da coxa.
Pernas Finas (Atrofia da Barriga da Perna)
- Por que algumas pessoas têm pernas finas ou atrofia da barriga da perna?
As pernas finas ou atrofiadas (hipotrofia) podem ser congênitas ou adquiridas. Os casos congênitos são sempre bilaterais, isto é, ambas as pernas são simetricamente finas. Nos casos em que só uma perna é fina, a causa pode ser traumática ou infecciosa (paralisia infantil, por exemplo).
- Quais os procedimentos cirúrgicos básicos para este tipo de problema?
O tratamento para a atrofia da barriga da perna é feito com prótese de silicone de textura (compressibilidade, elasticidade, resistência e maciez) semelhante à tonicidade muscular.
A anestesia pode ser geral ou peridural. Faz-se uma incisão de 4 a 5cm no cavo poplíteo (parte superior e posterior da perna junto da dobra da flexão do joelho) e a prótese de silicone é colocada na loja dos músculos da barriga da perna (músculo gêmeo interno ou sóleo) por meio de uma pequena abertura (incisão) feita na aponevrose (membrana fibrosa que reveste ou envolve os músculos).
- Quais são os resultados? Pode haver algum tipo de problema?
O resultado é bom e definitivo. Eventualmente pode ocorrer ruptura da aponevrose muscular, quando o material incluído sofre algum deslocamento. Pode haver, também, ruptura da cápsula siliconada, o que não costuma trazer maiores conseqüências.