
Perguntas Frequentes
Uma operação plástica provoca dor?
Normalmente não há dor após as diferentes cirurgias. Pode haver desconforto, dependendo do tipo de operação.
Em uma operação plástica de abdome, por exemplo, o paciente é obrigado a ficar deitado com travesseiros debaixo dos joelhos, já que as coxas fletidas sobre o abdome diminuem a tensão ou distensão sobre a sutura (pontos) realizada (futura cicatriz).
Essa posição, que deve ser mantida durante o período pós-operatório é um tanto incômoda. O ideal é permanecer na posição sentada, que evita essa tensão. Em uma plástica de nariz, o que pode gerar desconforto é o fato de ter de respirar pela boca, uma vez que o tamponamento das fossas nasais no pós-operatório é obrigatório nos primeiros dias.
Pode haver algum tipo de rejeição as cirurgias?
Este tipo de fenômeno só ocorre quando se faz um enxerto qualquer de uma pessoa para outra o chamado (enxerto homoplástico). Quando usamos silicone medicinal (próteses), o índice de rejeição é muito pequeno, mas em raros casos isso pode ocorrer.
Há risco de infecção na cirurgia?
Hoje em dia com o controle utilizado em todos os centros cirúrgicos fiscalizados (centro cirúrgicos hospitalares), este nível de infecção é muito pequeno. Atualmente todos os hospitais (por nossa equipe recomendados) oferecem um controle de infecção hospitalar regulamentado por todos os órgãos de vigilância de sanitária, procurando diminuir ao máximo o nível de contaminação/infecção.
Existe a possibilidade de ficar uma cicatriz sobre a área operada?
É preciso esclarecer: não existe operação sem cicatriz. O que ocorre é que na cirurgia plástica as cicatrizes costumam ficar disfarçadas em locais estratégicos e pouco aparentes, escolhidos pelo cirurgião.
Os resultados de uma cirurgia plástica são garantidos?
Tratando-se de cirurgias nenhum resultado pode ser garantido. Na grande maioria das vezes são extremamente satisfatórios, atingindo as expectativas do/a paciente. Em outros casos, situações inusitadas e inesperadas podem ocorrer, diminuindo o sucesso da cirurgia. De maneira geral, podemos observar que o paciente, após a operação, readquire a autoconfiança. Seu comportamento normalmente melhora e alguns complexos de inferioridade desaparecem. Inibições e desajustes derivados de problemas estéticos acabam.
Qual é o tipo de anestesia utilizada na cirurgia plástica?
Na maioria das vezes, são utilizadas anestesias locais com sedação. Em casos especiais anestesias peridurais com ou sem sedação serão empregadas. Deixamos a anestesia geral para a minoria dos casos, ou então para os casos em que o paciente não quer ter nenhum contato com o ambiente de cirurgia.
Corro algum risco na cirurgia plástica em relação a anestesia utilizada?
Como em todos os procedimentos cirúrgicos existe um risco pré-determinado. Para diminuir este eventual risco anestésico-cirúrgico, exames pré-operatórios e avaliações médicas são solicitados e os procedimentos cirúrgicos, deverão ser realizados em hospitais devidamente equipados, fugindo das clínicas e consultórios médicos.
Os resultados de uma cirurgia plástica são garantidos?
A cirurgia plástica, como todo ramo cirúrgico, não se obriga a apresentação de resultados, ou seja, são utilizados todos os métodos científico-cirúrgicos no pré, inter e pós operatórios, para que o resultado seja satisfatório. Porém, não existe uma garantia do resultado estético. De uma maneira geral os resultados são bons. Após a operação, o paciente readquirea autoconfiança nas atitude e decisões. O seu comportamento, normalmente, muda para melhor.