Cicatrizes
- O que é?
A cicatriz é todo o processo de reparação do organismo. Na pele, se apresenta como uma linha definida, podendo ser muito ou pouco perceptível. Em toda cirurgia plástica haverá uma cicatriz, e sua qualidade dependerá natureza cicatricial (herança genética) do paciente.
- Qual tratamento empregado na correção da cicatriz?
Inicialmente uma avaliação médica se faz necessária para verificar a qualidade da cicatriz e a possibilidade de um tratamento. Algumas cicatrizes adquiridas (traumas, queimaduras, etc) tem um tratamento mais complexo. Porém as cirurgias plásticas executadas tem como objetivo ocultar as cicatrizes finais.
- Através da cirurgia plástica, é possível ocultar uma cicatriz?
Como já foi dito anteriormente, em toda cirurgia haverá como resultante uma cicatriz. A cirurgia plástica procura através de técnicas apropriadas ocultar da melhor forma uma cicatriz, que em alguns casos devido a qualidade cicatricial do paciente a mesma poderá ficar aparente.
- Como saberei qual é o meu tipo de cicatrização?
Alguns indicativos orientam o cirurgião sobre a natureza cicatricial do paciente, são eles: furos nas orelhas, cortes e cicatrizes anteriores, alterações genéticas e familiares, etc. Com esses dados o cirurgião terá algumas dicas a respeito da cicatrização do paciente. Porém em alguns casos algumas novas cicatrizes poderão se transformar em quelóides.
- O são quelóides?
Quelóides são cicatrizes deformadas pela ação do organismo do paciente. São cicatrizes formadas com o excesso de colágeno resultando por fim de cicatrizes alargadas, “grossas”, dolorosas e pruriginosas (com coceiras).
- Como corrigi-lás?
A correção do quelóide é na maioria das vezes complexa e bastante demorada. O tratamento consiste na aplicação de medicamentos em uma etapa inicial, e na correção cirúrgica em uma etapa final.