Mamas
São todas as cirurgias realizadas na glândula mamária. Podendo ser mamoplastias de aumento ou de redução.
Mamopexia
São as cirurgias mamárias que visam somente a elevação das mamas, posicionando o mamilo num local mais adequado (terço superior dos braços).
- Como aumentar mamas?
A prática mais comum para o aumento das glândulas mamárias é a introdução de uma prótese de silicone. Uma consulta deverá ser realizada para se avaliar a real necessidade da cirurgia de prótese mamária. Alguns casos uma cirurgia de pexia (levantamento das mamas), substitui com vantagens uma prótese de silicone.
- Quais os tipos de prótese mamária?
As próteses podem ser classificadas quanto a textura:
- Lisas
- Rugosas ou texturizadas
- Revestidas de poliuretâno
Quanto à forma:
- Anatômicas (em “gota d’água)
- Esféricas (redondas)
Quanto ao perfil:
- Baixo
- Moderadas
- Alto
- Super alto
Uma consulta deverá ser realizada para:
- Definição da prótese mais indicada, levando em consideração o desejo da paciente e a indicação do cirurgião
- Volume da prótese a ser utilizada
- Localização e o tamanho das cicatrizes
- Anestesia
- Onde é colocada a prótese de silicone?
Ela pode ser localizada no espaço retroglandular (abaixo da glândula mamária) ou retromuscular (abaixo da musculatura peitoral).
- As cicatrizes são perceptíveis?
As cicatrizes resultantes são mínimas (de 2 a 4cm de comprimento) e poderão se localizar:
- – Sulco inframamário
- – Complexo areolo-mamilar
- – Região axilar
- Existe alguma relação entre a prótese de silicone e o câncer de mama?
Esta relação foi totalmente descartada desde 2000 com estudos realizados em todas as sociedades de cirurgia plástica mundiais.
- Pode ocorrer alguma interferência da prótese mamária na amamentação?
Numa cirurgia bem realizada a prótese será introduzida atrás da glândula ou atrás da musculatura, não ocorrendo por este motivo nenhuma interferência na amamentação.
- Após a amamentação ou com o passar dos anos as mamas com próteses podem cair?
Todo o organismo respeita a natureza biológica do envelhecimento e do processo de amamentação. Os tecidos ficarão mais flácidos e poderá ocorrer uma queda do tecido glandular mamário. A prótese permanecerá sempre no mesmo local. A correção da queda da mama poderá ser realizada por uma pexia (verificar pexia mamária).
- Quais são os cuidados pré-operatório?
A paciente deverá se preocupar somente com a forma e o volume das mamas desejado. Os cuidados pré-cirúrgicos como exames e avaliação física no consultório são obrigatórios. As demais atividades rotineiras continuam normalmente. Deve-se evitar o fumo uma semana antes da cirurgia e bebidas alcoólicas poderão ser consumidas moderadamente. No pré-operatório imediato (aproximadamente 8 horas), o jejum total é obrigatório. O uso de alguns medicamentos, como moderadores de apetite, deverão ser interrompidos 72 horas antes da cirurgia.
- Qual é o tempo da cirurgia e o tipo de anestesia?
Na cirurgia de aumento mamário, realizada obrigatoriamente em hospitais (deve-se evitar clínicas e consultórios) tem um período cirúrgico de 2 a 3 horas. A anestesia empregada em nosso serviço é uma sedação local com bloqueio peridural. Alguns casos a anestesia poderá ser local e em outros a anestesia geral poderá ser empregada.
- Quais são os cuidados pós-cirúrgico?
A cirurgia mamária de aumento obriga uma movimentação precoce dos membros superiores, ou seja, a paciente permanecerá em repouso relativo nos 3 primeiros dias, quando iniciará uma retomada progressiva de todas as atividades. A mesma voltará a dirigir após 10 dias (até 14 dias dependendo do caso).
Mamas Grandes (Hipertrofia mamária) ou
Mamas Caídas (Ptose mamária)
- O que a hipertofria ou ptose mamária pode causar?
Mamas volumosas e caídas podem provocar desconforto, alterações na coluna e até mesmo maceração do tecido abaixo das mamas, ocasionando infecção fúngica na pele provocando as vezes odores desagradáveis e assaduras. E em todos esses casos, a plástica mamária (mastoplastia) pode ser feita por uma das técnicas, clássicas ou convencionais. Ambas proporcionam bons resultados.
- Na cirurgia de mama existirão cicatrizes aparentes?
A cicatriz de uma plástica mamária pode ter a forma de uma âncora ou T invertido, podendo assumir também a forma de L. Em casos muitos específicos as cicatrizes serão localizadas ao redor dos mamilos, sem que ocorram incisões abaixo da mama.
- Após a cirurgia de mama como ocorrerá a amamentação?
A amamentação ocorrerá naturalmente, pois não existe uma desconecção entre as glândulas mamárias e o bico da mama.
- As mamas uma vez diminuídas voltarão a crescer?
A cirurgia tem o objetivo de retirar parte das glândulas e da gordura mamária. Conseguindo diminuir a mama para um tamanho desejado, com isso a possibilidade de aumentar novamente é muito remota. Excetuando-se os casos de aumento “enorme” do peso corporal.
- Quais os cuidados pré-operátorios?
A paciente deverá se preocupar somente com o tamanho das mamas desejado. Os cuidados pré-cirúrgicos como exames e avaliação física no consultório são obrigatórios. As demais atividades rotineiras continuam normalmente. Deve-se evitar o fumo uma semana antes da cirurgia e bebidas alcoólicas poderão ser consumidas moderadamente. No pré-operatório imediato (aproximadamente 8 horas), o jejum total é obrigatório. O uso de alguns medicamentos, como moderadores de apetite, deverão ser interrompidos 72 horas antes da cirurgia.
- Qual é o tempo de cirurgia e o tipo de anestesia?
Normalmente a cirurgia de diminuição mamária, realizada obrigatoriamente em hospitais (deve-se evitar clínicas e consultórios) tem um período cirúrgico de 3 a 4 horas. A anestesia empregada em nosso serviço é uma sedação local com bloqueio peridural. Alguns casos a anestesia poderá ser local e em outros a anestesia geral poderá ser empregada.
- Quais são os cuidados pós-cirúrgico?
Na redução mamária a paciente deverá ter um repouso inicial total com restrição ampla dos movimentos nos primeiros 4 dias, após este período serão liberados alguns movimentos com elevação dos braços a aproximadamente 80 graus (do 4o ao 8o dia). Após o 8o dia os movimentos mais amplos dos braços sem carga, terão início. Na 3a semana tarefas habituais, como escovar os dentes, lavar e pentear os cabelos, etc serão introduzidas. Já na 4a semana movimentos com pouca carga e o ato de dirigir automóveis, será liberado.
Mamilos Grandes (Hipertrofia Mamilar)
- O que é hipertrofia mamilar?
Há casos em que o mamilo cresce exageradamente, chegando a alcançar até 1 cm de comprimento (altura). Pode constituir sério constrangimento para as mulheres pela aparência antiestética. A correção é simples e feita sob anestesia local, sem internação.
Mamas Masculinas Hipertrofias (Ginecomastia)
- Por que ocorre hipertrofia de mamas masculinas?
É o aumento benigno de mama masculina sem desenvolvimento dos ácinos glandulares (responsáveis pela produção do leite em condições normais). Há, sim, aumento do número de dutos, assim como o seu volume, o que, evidentemente, tem relação com a maior atividade estrogênica.
- Como é o tratamento?
Nos casos em que o tratamento clínico não se mostra eficaz, deve-se partir para o tratamento cirúrgico. A operação é indolor e pode ser realizada com anestesia local, peridual ou geral. A incisão é periareolar e deixa uma cicatriz praticamente invisível em torno da aréola.