Orelhas
- Existe alternativa não cirúrgica de corrigir orelhas em abano?
A orelha por ter uma estrutura cartilaginosa, exige uma intervenção cirúrgica para sua correção. A utilização de adesivos (esparadrapos), apenas mascaram o problema.
- Qual é a idade mínima para a cirurgia de orelhas em abano?
A idade preconizada para a cirurgia é o período pré-escolar (até 6 anos); para evitar gozações e constrangimentos ao (pequeno) paciente.
- Como é o processo cirúrgico?
É um processo realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia local, com ou sem sedação ou mesmo anestesia geral. Habitualmente o período de internação é de 12 horas. É realizado uma modelagem cirúrgica das cartilagens auriculares (com incisões e pontos), dando um novo formato da orelha. A cicatriz final ficará escondida atrás da orelha.
- Como é o pós-operatório?
No pós-operatório são colocados curativos que permanecerão por aproximadamente 4 dias. Após a retirada do curativo, feita em consultório, o paciente reassume suas atividades rotineiras. O processo é indolor. Brincos e adornos podem ser utilizados imediatamente, após a retirada do curativo.
Macrotia (Orelhas “super desenvolvidas”/ Aumentadas de tamanho)
- O que é macrotia?
São orelhas geralmente presentes em indivíduos com mais de 50 anos, onde é evidente um aumento da cartilagem auricular.
- Como se corrige a macrotia?
O processo é cirúrgico, e visa corrigir a parte das cartilagens e também o excesso de pele dos lóbulos (geralmente aumentado pelo uso ou não de brincos pesados).
O processo cirúrgico (pré e pós-operatório) é idêntico a correção de orelhas em abano.
Microtia (Orelhas “pouco desenvolvidas”/ Ausentes)
- O que é microtia?
É a ausência total ou parcial da orelha, podendo por vezes, existir uma orelha de dimensões reduzidas.
Como se corrige a microtia?
A reconstrução da orelha é muito complexa, exige enxertos de cartilagem e pele, ou mesmo o emprego de próteses de silicone pré-moldadas, muito engenhosas. Se houver problemas relacionados com o conduto auditivo ou com o ouvido interno, a colaboração de um especialista de ouvido (otorrinolaringologista) é absolutamente imprescindível.
“Aumento/Queda ou Descida” do Lóbulo da Orelha
(Ptose Hipotrófica)
- O que é ptose do lóbulo? E como se corrige?
Esse tipo de problema pode atingir pessoas idosas ou que fazem uso exagerado de brincos muito pesados. O lóbulo da orelha cede, “cai” e se alonga, estando por vezes, também, “murcho” e adelgaçado (fino). A correção é simples e feita por uma técnica cirúrgica; podendo ser realizada em consultório.
- Uma vez corrigido, o lóbulo pode voltar a ceder?
O uso constante de brincos pesados pode aumentar os lóbulos, ou mesmo rasgá-los novamente.
Lóbulo de Orelha Rasgado/Lóbulo Bífido
- O que é Lóbulo Bífido?
Trata-se do aumento do furo da orelha pela utilização de brincos pesados, ou mesmo por um trauma local (brincos arrancados).
Como se corrige?
É um procedimento simples realizado em consultório, com ressecção da pele cicatricial e sutura com fios delicados. A cicatriz final é pouco perceptível e brincos podem ser utilizados após 2 meses.